29 de janeiro de 2014

Um porto seguro

Sinopse: Quando Katie, uma jovem misteriosa, aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, ela parece evitar laços pessoais até uma série de eventos levá-la a duas amizades distintas: uma com Alex, o viúvo com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos; a outra com Jo, sua vizinha muito sincera. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes na cidadezinha e se tornando muito próxima de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com um segredo obscuro que ainda assombra e a amedronta... o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país. Com o apoio de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... E que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

Mais uma vez Sparks conseguiu deixar-me sem palavras. Acredito que vou dizer a mesma coisa a cada resenha que eu fizer sobre seus livros, mas é a pura realidade. Ele consegue fazer com que qualquer história se torne empolgante, viciante. Katie (ou Erin) é casada com Kevin, um investigador hiper controlador e que não permite a vida social de sua esposa. Depois de um passado atormentador, Katie decide deixar seu marido que, sem entender o porquê, doa sua vida em procurá-la. A verdade é que Katie estava cansada de sofrer e apanhar sem motivos. Ela estava cansada de sentir-se limitada. Ao arquitetar vários planos, ela vai parar numa cidadezinha da Carolina do Norte, Southport. Lá ela vive algo que nunca imaginara reviver, aliás, ela havia dito para si própria que não permitiria se apaixonar novamente. Alex é um viúvo, pai de Kristen e Josh, dono de um mercadinho popular na cidade, ao qual Katie sempre faz compras. Involuntariamente ambos se conhecem a cada dia que passa, estabelecem um relacionamento forte, capaz de amenizar o sofrimento de Katie. Jo, melhor amiga e vizinha de Katie, está sempre por perto, disposta a dar conselhos, apoiar e escutar, quando necessário. Ela acaba nos surpreendo ao final do livro, mas é claro que não vou contar. Já dei meio que um spoiler básico, apesar de ser impossível que isso não acontecesse.

"(...) Quanto mais ele falava, mais ela percebia que ele era o tipo de homem que tentava encontrar o que cada pessoa tinha de melhor — o tipo de homem que não gostava de reclamar da vida. Ela tentou imaginar como ele seria quando era mais jovem, e gradualmente fez com que a conversa enveredasse por aquela direção. (...) Quando terminou de falar, ela sentiu receio de que ele fosse lhe perguntar sobre seu passado, mas ele pareceu pressentir que aquilo a deixaria desconfortável. Em vez disso, preferiu começar a contar outra história."
(ps. 116 e 117)
Por ser um investigador, é claro que não seria tão fácil enganar Kevin. À medida que fatos vão se concretizando, ele passa a ter provas, as quais o levarão de volta a sua amada esposa. Sua vontade de agarrá-la e amá-la contrapunha sua imensa ira, seu desejo de matá-la. Não era justo o que ela fizera, afinal, ele sempre a amou. Ele sempre fez de tudo por ela e por seu casamento. É claro, tudo isso é mentira. Katie não teria simplesmente fugido por nada. O enredo da história nos deixa intrigados e nervosos, loucos para saber qual será o desfecho. Será que Kevin a encontrará? Será que ele a matará? Será que Alex fará com que ela sinta aquele amor puro e sincero? Será que Katie confiará em alguém novamente?
"Kevin viu quando os balanços diminuíram a velocidade até pararem completamente e um bando de crianças desceu deles, mas não era ali que sua atenção estava concentrada. Em vez disso, procurou observar os adultos que estavam aglomerados ao redor da cerca do brinquedo. Continuou andando, seus olhos indo de uma mulher a outra. Loira ou morena, não importava. Procurou pelo corpo esguio de Erin. Do lugar onde estava, Kevin não conseguia ver os rostos das pessoas que estavam diretamente à sua frente; então ele mudou de lugar. Em alguns segundo, quando as crianças chegassem à saída, todos voltariam a se espalhar pelo parque.Andou rapidamente. Havia uma família à sua frente, com ingressos na mão, decidindo aonde iriam a seguir, discutindo em meio à confusão. (...) Nenhuma mulher magra, com exceção de uma. (...) Era inconfundível. As mesmas pernas longas, o mesmo rosto os mesmos braços esbeltos. (...)"
(ps. 340 e 341)
Esse livro também já foi retratado em filme e é sensacional (clique para ter acesso ao trailer). Como sempre, não há muitas ligações com o filme. Mas não o torna ruim, a ponto de não conseguir assistir. O legal de assistir um filme sobre o livro que acabara de ler é saber se tudo aquilo que você imaginou durante a leitura se concretizou, ou não. Ah, vai dizer que não é verdade? O final do livro é incrível. Sério mesmo, não deixe de ler!
"Katie sorriu e se virou, sabendo que aquilo não era uma ilusão ou algo criado pela sua imaginação. Ela sabia o que havia visto. Ela sabia no que acreditava."
(p. 414)
Título: Um porto seguro
Título original: Safe haven
Autor(a): Nicholas Sparks (site)
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 414
Nota: ★★★★★

Nenhum comentário:

Postar um comentário