30 de setembro de 2013

Um amor para recordar

Sinopse: Landon, filho de uma família tradicional, tentava aproveitar ao máximo a liberdade que a pequena cidade de Beaufort, na Carolina do Norte, proporcionava-lhe, antes de entrar na universidade. Jamie, filha do pastor da cidade, estava longe de ser uma típica adolescente. Sempre carregava uma Bíblia consigo e era o tipo de garota que tirava as ervas daninha do gramado de alguém sem que lhe pedissem, ou parava o trânsito para ajudar crianças pequenas a atravessar a rua. Eram distantes as afinidades que poderiam aproximá-los, mas, após o baile de formatura, o amor aconteceu e as diferenças de Jamie e Landon acabaram por uni-los na descoberta da alegria, da dor da perda e, sobretudo, da força transformadora do verdadeiro amor. E não foi por acaso que ambos viveram a história mais comovente de todos os tempos…
“Meu nome é Landon Carter, e tenho 17 anos.Esta é a minha história — e prometo contar tudo.No início você vai sorrir, e depois vai chorar — não diga que não avisei.”
(p. 11)
Bom, a maioria das pessoas que já ouviu falar desse nome, o conhece pelo filme (clique para ter acesso ao trailer). Confesso que minha expectativa para ler o livro só aumentava por já conhecer a história e realmente me surpreendi. Nicholas Sparks, autor do livro, descreve de forma maravilhosa cada frase, cada parágrafo, cada capítulo… Narrado em primeira pessoa e pelo personagem Landon, o livro fala de dois seres que jamais imaginariam aproximar-se um do outro. Estava perto do baile e Landon não havia arranjado alguém para acompanhá-lo, já que sua ex-namorada Ângela o havia trocado por um garoto mais velho que tinha um carro mais bonito. Como todas as garotas bonitas do baile já tinham seus pares, restava a ele procurar por alguém no livro de fotos dos alunos da escola. Aliás, era sua única esperança, ou teria de ficar servindo ponche e limpando os vômitos nos banheiros como os rapazes que iam desacompanhados para o baile. De todas as garotas visualizadas, Jamie Sullivan era “a mais razoável”. Após tanto folhear as páginas do livro, decidiu convidá-la, e a partir daí, mudanças ocorreram na vida de Carter.
“— Bem… Você gostaria de ir ao baile comigo?Eu percebi que ficou surpresa. Eu imagino que ela estivesse pensando que aquele pequeno preâmbulo até a pergunta se referia ao convite que alguma outra pessoa iria fazer. Às vezes os adolescentes enviavam amigos para — sentir o terreno —, por assim dizer, para não correr o risco de uma possível rejeição. Mesmo que Jamie não fosse igual aos outros adolescentes, tenho certeza de que ela estava familiarizada com o conceito. Pelo menos na teoria.(…)— Eu adoraria ir com você — ela disse, finalmente — mas com uma condição.Eu me endireitei, esperando que não fosse algo constrangedor demais.
— E o que é?
— Você tem que prometer que não vai se apaixonar por mim.
Eu sabia que ela estava brincando, pelo modo como riu, e eu não consegui evitar respirar aliviado. Às vezes, admito, Jamie tinha um ótimo senso de humor.
Eu sorri e dei minha palavra.”

(p. 43)
Carter assumiu o papel de Tom Thornton numa peça em que Sullivan seria o anjo. Isso os aproximou ainda mais, mesmo que ele tivesse vergonha de admitir a amizade. Depois da apresentação, Landon caiu em si e percebeu que estava apaixonado por Jamie. E aí, queridos leitores do blog, não contarei mais nada para não estragar a sensação de viver a história que se passa. Viver mesmo, pois é como se Landon estivesse sentado bem aqui do meu lado contando tudo o que aconteceu com lágrimas nos olhos e um sorriso nos lábios. Esse foi o primeiro livro que li de Sparks e confesso que gostei muito. É um livro que rende muitas lágrimas, muita emoção, muito desejo em saber o que vem pela frente... Mais do que recomendado! 

“Eu respiro fundo, absorvendo o ar fresco da primavera. Embora Beaufort e eu tenhamos mudado, o ar ainda é o mesmo. Ainda é o ar da minha infância, o ar dos meus 17 anos, e, quando finalmente exalo, estou novamente com 57 anos. Mas está tudo bem. Dou um leve sorriso, olhando para o céu, sabendo que ainda há uma coisa que não contei a você. Agora eu acredito, apesar de tudo, que milagres podem acontecer.”
(p. 184) 
Título: Um amor para recordar
Título original: A walk to remember
Autor(a): Nicholas Sparks (site)
Editora: Novo Conceito
Ano: 2011
Páginas: 184
Nota: ★★★★★

Nenhum comentário:

Postar um comentário